segunda-feira, 28 de julho de 2008

Entrevista com Maurice Benayoun | 10.julho.2008 | Paris, Franca

Maurice Benayoun é um dos pioneiros mídia-artistas, cujos trabalhos têm sido vistos e honrados no mundo todo. Seu trabalho emprega diferentes mídias, incluindo a combinação delas, tais como vídeo, realidade virtual, web, tecnologia wireless, performance, instalações interativas, em larga escala e no espaço público. Durante os anos 1980 Benayoun dirigiu video-instalações, e curtos filmes sobre artistas contemporâneos, como Daniel Buren, Jean Tinguely, Sol LeWitt e Martial Raysse. Esse trabalho introduziu o conceito de “Situação”. Desenvolvido posteriormente pelo artista em outras mídias como meios de expandir o entendimento de contextos simbólicos através da imersão em ambientes multimídia. Com o intuito de explorar o potencial das ferramentas artísticas emergentes ele funda em 1987 o Z-A, um laboratório de computação gráfica e realidade virtual, que se tornou o lugar de muitos trabalhos premiados. Por mais de 15 anos, o Z-A foi dedicado à exploração de novos territórios na área de animação computacional, interatividade e gráficos gerados em tempo real. Em 1998 foi premiado com o Golden Nica no Ars Electronica na categoria Arte Interativa, pelo seu trabalho World Skin. Juntamente com The Tunnel, este trabalho foi considerado pela crítica como uma autêntica apropriação artística da tecnologia, introduzindo o conceito de situação simbólica. Os trabalhos mais recentes desenvolvem a idéia de “fusão crítica”, através da mistura simbólica entre ficção e realidade com o propósito de tornar visível o “mundo real”. Na busca pelos limites do que se chama de “arquiteturas da comunicação”, Benayoun se envolveu em diversas exibições em larga escala, eventos e projetos de arquitetura. “The Navigation Room” (1997) e “The Membrane” (2001) — os quais introduziram o conceito de "organic exhibition design" — foram criados para a Cité des Sciences de la Villette. The Navigation Room é provavalemente a primeira exibição em rede que propunha, através de uma interface inovadora, visitas e conteúdos altamente personalizados e, The Membrane foi uma superfície que respirava e sentia a presença dos visitantes, criando um diálogo entre o público e a exibição. Atualmente se ocupa da exibição permanente no Arc de Triomphe em Paris, como encarregado de transformar o significado do monumento, na direção de uma reflexão de uma aqruitetura simbólica. Desde 1984 Benayoun leciona video arte-mídia na Université de Paris 1 (Panthéon-Sorbonne). Foi artista-residente na Ecole Nationale Supérieure des Beaux Arts e é co-fundador e diretor artístico do centro de pesquisa CITU (Création Interactive Transdisciplinaire Universitaire) das Universités Paris 1 e Paris 8, dedicado à pesquisa e criação de formas artísticas emergentes.

O arquivo de áudio da entrevista será disponiblizado em breve.

Nenhum comentário: