sexta-feira, 30 de maio de 2008

Palestra: Katharina Gsöllpointner














Em 27 de maio de 2008 esteve presente no Interface Culture Lab a Dra. Katharina Gsöllpointer, pesquisadora em mídia e comunicacao estética, com foco especial para a arte cibernética e fundadora do Loop - Institute for Sistemic Media Research em Viena, junto com Sibylle Moser. De 1991 a 1995 ela foi co-coradora e gerento do Ars Electronica Center em Linz com Peter Weibel e em 2002 e 2003 trabalhou como consultora num projeto em Viena para possibilitar formas de cooperacao transdisciplinares inovadoras entre as artes e as ciências. Desde 1985 ela publica internacionalmente na área de teoria das mídias e das artes, bem como na área de transdisciplinaridade entre arte e ciência.

Nesta palestra, o foco tratou-se da cibernética na arte, que pode por um lado ser observada e descrevida como um sistema social (Niklas Luhmann) e de outro, cada obra pode ser individualmente observada e descrita em termos de suas funcoes operantes, em como ela “funciona”. Na pelestra, Gsollpointer fala a respeito do trabalho artístico observado como um sistema estético sendo construído num processo circular com interfaces entre a percepcao, a acao e a comunicacao. O que torna um trabalho de arte especial neste modelo, e aqui a diccao de Luhmann é crucial de ´disponibilizar a contingência do mundo´ - é que eles discutem, descrevem e apresentam os temas de auto-referência e outra-referência bem como eles (podem) torná-los observáveis. " [*]

Além disso, Gsölpointner exemplificou o que dizia com trabalhos artísticos como formas sendo influenciadas pelas suas respectivas “medialidades”. Segundo ela, as relacoes mútuas entre a intecionalidade artística, as expectativas comunicacionais e o feedback dos receptores conduz assim os artistas para decisoes estéticas feitas, de certa maneira, conscientemente. Assim, a producao artística, sua recepcao e a comunicacao sobre ela, sempre estao interagindo interdependentemente. Tomando isso como pressuposto, Gsölpointner toma como verdadeiro o fato de que, enquanto os artistas desenham as formas de seus trabalhos, eles antecipam as operacoes perceptivas dos receptores.

Em relacao à como esses interacoes funcionam e como os artistas podem ser considerados especialistas em estética, além da exemplificacao com algumas obras, ela apresentou o projeto de pesquisa „Aesthetic Know-how“ (desenvolvido em seu grupo de pesquisa) que examina como os artistas estao usando a linguagem em diferentes modalidades midiáticas.

[*] “artworks can be observed as aesthetic systems being constructed in a circular process at the interfaces between perception, action and communication. What makes artworks special in this model – and here Luhmann’s diction of „making world contingency available “is crucial – is that they discuss, describe and present the issues of self-reference and other-reference as well as they (can) make those observable.” (GSÖLLPOINTNER, 2008, em divulgacao da palestra apresentada).

Link para o arquivo de áudio da palestra: aqui!

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