Também estou agilizando um experimento prático que submeti para o Ars Electronica, mas ainda nao dá pra saber se ele será exibido, tudo depende de um protótipo que devo apresentar até o dia 26/maio.
Comecando pela idéia do experimento:
Don´t give up! é um experimento narrativo interativo em que se buscará criar um conflito entre o sistema e o interator. Inspirada no livro "Se um viajante numa Noite de Inverno" de Ítalo Calvino, em que o leitor é interrompido em sua leitura em momentos de clímax da história, trata-se de uma metáfora de uma história que nao quer ser contada, de um jogo entre o autor-modelo(narrativa em si) e o leitor-modelo(interator). Neste jogo, o sistema sempre tentará conduzir a narrativa para o caos e o interator deve tentar organizar as imagens e sons disponíveis.
Para isso, será projetada uma imagem que se divide em quatro janelas sobre uma maquete. Nessa maquete, construída aos moldes do que fez Escher em seu quadro "Relatividade", os conteúdos narrativos estao interrelacionados, o que permite diferentes camadas de interpretacao ao interator.
A interacao se dá através de 4 diferentes inputs:
Switcher: que permite ao interator trocar de janela em que ele manipula os conteúdos,
Zoomer: permite zoom in/out da imagem da janela em que se situa,
Time-control: permite ao interator navegar no tempo, trocando os planos sendo tocado emc ada evento.
Speed-control: permite ao interator manipular a velocidade dos acontecimentos via som.
A idéia é que o interator tente tornar os elementos narrativos disponíveis inteligíveis, ao mesmo tempo em que o sistema estará programado para lentamente, conduzí-los para o caos.
A presenca de uma maquete para a projecao se configura como uma possibilidade de relativizacao espacial, ao passo que a interacao com o vídeos e sons se configuram como uma possibilidade de relativizacao temporal.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário