segunda-feira, 28 de julho de 2008

iMAL - interactive Media Art Laboratory | 23.junho.2008 | Bruxelas, Bégica

Fundado em 1999 por artistas independentes, produtores de mídias, designers de interação, engenheiros de softwares e pela NICC (associação belga pra artistas visuais), o iMAL (interactive Media Art Laboratory) é uma associação sem fins lucrativas fundada em Bruxelas com suporte financeiro da Communauté française de Belgique com o objetivo de apoiar formas e práticas artísticas que usam o computador e tecnologias em rede como meio de criação.
O iMal é uma laboratório e local de trabalho para artistas em residência, apoiando artistas em suas experimentações e processo de pesquisa, bem como na difusão de seus trabalhos. Em outubro de 2007 o iMal inaugurou seu novo espaço em Bruxelas (Bélgica), um centro para cultura digital e tecnologia e para o encontro entre inovações artísticas, científicas e industriais, além de estar envolvido em projetos interdisciplinares em que a expressão digital potencializa de modo significativo a dança, o teatro e as artes visuais.
Desde 2001 o iMal produz workshops profissionais voltados para pessoas de áreas criativas (artistas, designers, desenvolvedores…) sob a direção de artistas renomados, como Casey Reas, David Rokeby, Jasch e Julian Oliver) e eventos públicos com o intuito de aumentar o conhecimento da audiência em relação ao uso criativo e crítico das tecnologias da informação.
Os trabalhos artísticos co-produzidos pelo iMal são exibidos e performados em diferentes festivais e centros: CONTinENT (Helsinki, 2000), Helsinki (Kiasma, 2003), Madrid (VIDA, 2003), Los Angeles (AIM iV, 2003), Stuttgart (Filmwinter, 2004), Lisboa (Alkantara, Close Encounters III, 2006), Amsterdam (Victorian Circus at Brakke Grond, 2006), Basle (Viper, 2006), Montréal (Temps d’Images, 2007), São Paulo (FILE, 2007), Ghent (Almost Cinema at Vooruit, 2007), Shanghai (eArts/Ars Electronica, 2007), Londres (Sum/Some of the PARTS, 2007).

Entrevista com o diretor Yves Bernard:
parte 1
parte 2

Nenhum comentário: